Uma comédia noir no 21º Festival de Teatro de Curitiba

Obituário Ideal, uma das primeiras peças do 21.º Festival de Teatro de Curitiba a esgotar os ingressos, não fala de morte. Foi o que adiantou a dupla de atores Maria Maya e Rodrigo Nogueira em uma divertida conversa com os jornalistas na manhã de hoje (30.03). Apesar do nome, o texto assinado por Nogueira trata do efeito que a exposição à violência urbana diária provoca nas pessoas. E fala de amor também. A história parte de um casal de classe média que já não sente o mesmo amor de antes e passa a procurar a emoção perdida freqüentando velórios. A busca é pelo obituário ideal, aquele capaz de resgatar os sentimentos. “A gente trata do embotamento de uma geração. É tudo muito patético e absurdo. A gente vai percebendo como as pessoas vão se acostumando e no final estão rindo. Pode parecer mórbido, mas é uma comédia noir”, diz a atriz. “Nessa busca deles vão se redescobrindo como casal, mas precisam desse estímulo”, completa Nogueira.

Citado por outros diretores do Festival de Teatro de Curitiba como um bom autor da nova geração, Nogueira explica que seus textos trazem muito de sua profissão anterior. Em cena, ele leva referências da realidade mas sua busca essencial, diz, é pelo teatro. “Tenho muita influência do jornalismo, está é minha peça mais linear”, comenta ele, que escreveu as notícias usadas no espetáculo com acontecimentos reais com pitadas de ficção. As notícias pontuam as cenas, segue ele, e existe uma televisão permanentemente ligada transmitindo, estas sim, notícias reais. “A intenção é manter um ruído constante”, diz o ator, que se reconhece incapaz de fazer teatro de outro jeito. “Ao mesmo tempo que uso a ficção, fico sempre no limiar com a realidade. Gosto de provocar a dúvida, mas isso é realidade ou isso é teatro? Isso tem a ver com minha vida, pois não acredito que as coisas são preto ou branco. Hoje não é mais ser ou não ser. É ser e não ser”, diz o ator, autor e jornalista.

Nogueira diz que preza muito as relações. E a química entre ele e a atriz fica evidente até mesmo na coletiva de imprensa, período em que brincam e se provocam o tempo todo. “Não tenho texto guardado, tenho essa necessidade de saber para quem estou escrevendo”, argumenta ele. “Temos uma parceria já, e isso vai estreitando a cada vez a relação e nosso amadurecimento em cena só melhora”, completa a atriz e produtora, contando que o autor muda muito o texto. Bem humorado ele disse que só não mudou para Curitiba porque não teve tempo. “É, ele não mudou até agora porque acabamos de chegar, mas até a noite... ele vai vendo o que acontece e muda”, replicou ela.

Quase ao final da entrevista, um momento comovente tomou conta do ambiente, quando Maria Maya lembrou que hoje completa uma semana da morte de seu tio, Chico Anysio. “Não posso estar lá para participar da cerimônia, mas ao mesmo tempo nada melhor que estar em cena fazendo o que ele mais amava neste festival de teatro que é o mais importante do Brasil”.

Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.

Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. A Electrolux apresenta o Gastronomix, que usa as louças da Oxford Porcelanas, o café Melitta e vinhos Porto a Porto. Pela segunda vez, também recebe o selo Gastronomia Responsável, movimento idealizado pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza. O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.
(Adriane PerinAdd contact)

Fonte: Parana Shop

Postado por Daiane Rodrigues

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