A Loba de Ray-Ban estréia em Ribeirão Preto

Nos dia 7 e 8 de maio, às 21h, chega a Ribeirão Preto a peça A Loba De Ray - Ban, versão feminina do grande sucesso de Renato Borghi, originalmente encenado em 1987, "O Lobo de Ray-Ban". As duas montagens têm direção de José Possi Neto. O espetáculo será encenado no Theatro Pedro II.
“A Loba De Ray – Ban”, é a história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade. Os personagens envolvidos são atores, fazem do teatro sua profissão e seu sacerdócio. São seres apaixonados e apaixonantes, são capazes de assumir a persona de verdadeiros monstros sagrados e resvalar o mais baixo do melodrama humano. São objeto de curiosidade de todo tipo de voyerismo, portanto irresistíveis. No elenco

Christiane Torloni, Leonardo Franco e Maria Maya.

O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral, 370 – centro. Outras informações sobre o espetáculo preço de ingressos através do telefone (16) 3977.8111.

Fonte: Ribeirão Preto Online

----------------------------x ----------------------------

A LOBA DE RAY-BAN

Dias 7 e 8 de maio
(Sexta e sábado)
Horário: às 21h00
Local: THEATRO PEDRO II
(Rua Álvares Cabral, 370 – centro)
Informações: (16) 3977.8111
Sinopse:

CHRISTIANE TORLONI
em A LOBA DE RAY-BAN

De RENATO BORGHI


Com LEONARDO FRANCO e MARIA MAYA


Direção JOSÉ POSSI NETO


Chega a Ribeirão Preto a peça A LOBA DE RAY–BAN, versão feminina do grande sucesso de RENATO BORGHI, originalmente encenado em 1987, "O LOBO DE RAY-BAN" que trazia RAUL CORTEZ e a própria TORLONI no elenco, além do ator Leonardo Franco na temporada carioca.

As duas montagens têm direção de JOSÉ POSSI NETO.

Com excelentes críticas e casas cheias, a produção foi um enorme sucesso em SP.


Esta é a história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade. Os personagens envolvidos são atores, fazem do teatro sua profissão e seu sacerdócio. São seres apaixonados e apaixonantes, são capazes de assumir a persona de verdadeiros monstros sagrados e resvalar o mais baixo do melodrama humano. São objeto de curiosidade de todo tipo de voyerismo, portanto irresistíveis.


Numa noite, um espetáculo de teatro é interrompido pela atriz principal, que assume o clímax de sua crise existencial e afetiva diante do público. Escândalo. Revela-se o triângulo amoroso vivido por ela, envolvendo o ex-marido e sua atual amante, ambos atores da sua Companhia Teatral. Vamos assistir a uma brilhante discussão sobre moral e relacionamento amoroso. Vamos participar do cotidiano dos camarins e coxias de um teatro. Vamos testemunhar um desafio de interpretação, vividos por Christiane Torloni como Julia Ferraz, a atriz-empresária, e por Leonardo Franco e Maria Maya, o ex-marido e a amante.


Nesta versão, passados 22 anos, os papéis se invertem. Christiane Torloni passa a fazer o papel que era de Raul Cortez. Leonardo Franco o que era de Christiane e o papel do jovem ator, representado por Leonardo, agora será feito pela jovem atriz Maria Maya. Possi dirige esse trio na nova e desafiante A Loba de Ray-Ban.


Para o diretor José Possi Neto, a semelhança das duas montagens é o texto do Borghi, apaixonado, contundente, ousado e desafiador. “As diferenças são TODAS. Eu não sou o mesmo Possi de 22 anos atrás, Christiane e Leonardo também não o são, crescemos e amadurecemos como artistas e como seres humanos.”

“Versamos sobre o mesmo tema, A PAIXÃO, na vida e na profissão. Expomos cruamente um triângulo amoroso, mas a emoção que permeia este trabalho tem outro tônus comparado àquele que se instaurou na encenação de 87. Lidamos agora com outro triângulo de atores, portanto outra química se estabelece. Resultado previsto? Novas emoções, nova estética”, afirma o diretor.

Renato Borghi conta que escreveu as duas versões na mesma época. Dina Sfat, que acompanhava algumas leituras durante a construção da versão masculina, lhe pediu para escrever uma versão feminina para ela. Borghi então resolveu transformar o Lobo
em Loba. Entretanto, ao iniciar o trabalho, se viu diante de um grande desafio, pois não se tratava apenas de criar uma versão feminina e sim de reescrever todo o texto, já que o conflito passou a ser embasado por sentimentos completamente diferentes, uma vez que A Loba de Ray-Ban traz como protagonista uma mulher, ao invés de um homem. Além disto, se fez necessária uma pesquisa detalhada dentre alguns dos principais textos da dramaturgia mundial, pois para construir a sua LOBA, Renato teve que substituir referências e cenas de outras peças que utilizava no LOBO e que são fundamentais para fortalecer o conflito de seus personagens. Por exemplo; no Lobo, o espetáculo que a companhia representa é Ricardo III de W. Shakespeare. Na Loba é Medeia de Eurípedes. Em uma das principais cenas (a do teste), Renato utilizou, em o LOBO, “Eduardo II” de Shakespeare, e na LOBA, “As Criadas” de Jean Genet. “Quando o texto ficou pronto, oito meses depois, Dina estava muito doente e não tinha condições de encená-lo. Resolvi mostrar o texto ao Raul que o agarrou imediatamente - como um lobo”, completa Renato.

A primeira montagem foi um divisor de águas para o ator Leonardo Franco que viu sua vida profissional transformada após atuar ao lado de Raul Cortez; “contracenar com Raul me deu coragem, me fez ter atitude e comprometimento com a arte de representar. Naquele momento soube que direcionaria minha vida profissional para a solidez e consistência, buscando sempre fazer as escolhas certas, mesmo que com isto o caminho ficasse mais longo”. Leonardo está atingindo seus objetivos - é o idealizador do Centro Cultural Solar de Botafogo, reduto de importantes montagens teatrais no Rio de Janeiro.


Parceiros de palco na primeira e segunda encenação, Leonardo e Christiane são os produtores dessa montagem e consideram esse texto uma jóia da dramaturgia nacional. “O teatro é o personagem principal deste espetáculo. Ele nos permite a loucura, por isso nos salva. Os personagens são certos, errados, bonzinhos, bandidos... São lobos, lobas”, afirma Torloni. Sobre fazer as duas versões da peça ela diz que acontece uma coisa interessante que é como se acompanhasse a alma dos personagens por esses 22 anos de distância entre as duas montagens e percebe que a alma não tem sexo e que a sexualidade é um código.


Maria Maya que entrou no elenco através de teste diz estar nessa peça por superposição mágica: “Eu cheguei através de um teste e quando fui escolhida ainda não havia a novela (Caminho das Índias). Foi uma casualidade de filha, na novela, virar amante de Christiane no espetáculo. A peça é como um drama, mas os personagens não são sofredores... É um drama contemporâneo”, opina.


Quando perguntados com qual sensação gostariam que o espectador saia do teatro, os três atores foram unânimes: “Com tesão!”.


FICHA TÉCNICA:

Texto: RENATO BORGHI
Direção: JOSÉ POSSI NETO
Elenco: CHRISTIANE TORLONI, LEONARDO FRANCO E MARIA MAYA


Cenário: JEAN-PIERRE TORTIL

Figurino e Visagismo: FABIO NAMATAME
Iluminação: JOSÉ POSSI NETO
Trilha Sonora: TUNICA e ALINE MEYER
Preparação Corporal: SUZANA MAFRA
Programação Visual e Curadoria: DENISE MATTAR
Fotos: LUIZ TRIPOLLI
Direção de produção: ELZA COSTA e EDINHO RODRIGUES
Produção Executiva: WAGNER PACHECO
Realização: CHRISTIANE TORLONI e LEONARDO FRANCO

Fonte: Divirta-se Online

Julia e Fernada

Paulo, Julia e Fernanda

Paulo diz: Que é o homem em?


Postado por Daiane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário