Novidades para os Paulistanos, Maria Maya volta para SP com PopCorn! :)


Alessandra Colasanti, Mabel Cezar, Maria Maya,

Ricardo Santos e Vinícius Arneiro

em

POPCORN
qualquer semelhança não é mera coincidência

De Jô Bilac

Direção Jô Bilac e Sandro Pamponet

Estréia para convidados dia 27 de março no Teatro Nair Bello

Vencedor do Premio Myriam Muniz, espetáculo que estreou em julho de 2012 no Rio de Janeiro, foi sucesso de crítica e público durante os três meses em que ficou em cartaz. No primeiro semestre de 2013, selecionado pelo projeto Palco Giratório, do SESC, realizou circulação por 11 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo o encerramento do Festival, em Porto Alegre. Ainda circulou pelo interior do estado do Rio de Janeiro, em parceria com o SESI.
Em 2014, Popcorn cumpre dois meses de temporada no Teatro Nair Bello, além de circular por Vitoria, Volta Redonda, Campinas e Jundiaí.
     
A ideia. O dono da ideia. A originalidade da ideia. Como conceituar uma cópia? Como mensurar o limite tênue entre uma livre inspiração e o plágio? “Adaptação”, “apropriação”, “livremente inspirado”, “baseado no universo de...”, são termos que derivam de uma matriz, que apesar de não negá-la, assumem-se como uma obra distinta, à parte, um novo original.
  
Essas questões foram o ponto de partida de POPCORN, que com humor cáustico reflete sobre estes nossos tempos, em que se afirma que “tudo já foi inventado, e que nada se cria”. Numa era em que a tecnologia muda as regras do jogo sob vários aspectos do cotidiano, a peça questiona os clichês sobre criatividade.
   
Márcia (Mabel Cezar), uma dona de casa sem nenhuma experiência literária, oferece um jantar familiar em comemoração ao prêmio que vai receber na Noruega pelo seu primeiro livro, que virou um best seller. No jantar estão seu pai Otávio (Ricardo Santos), um jornalista respeitado, e seu irmão Marcos (Vinícius Arneiro), professor universitário que sonha com a publicação de seus estudos, acompanhado de sua esposa Roni (Maria Maya), uma jovem espalhafatosa e indiscreta. A tensão se estabelece com a chegada da também convidada Saubara O’donnor (Alessandra Colasanti), famosa estrela de TV que pretende comprar os direitos do livro para rodar um filme. Além das relações familiares ruidosas que geram mal-estar, o clima pesa quando a estrela começa a relatar suas ideias para a adaptação do livro, que não agradam nem um pouco a autora estreante.
  
Antes de Popcorn, meu último processo de criação de um texto dramatúrgico foi em janeiro de 2010, com ‘Savana Glacial’, onde o encontro com a potência de outros artistas gerou o texto e o espetáculo. Dois anos depois, sem escrever para teatro (mexendo aqui e ali em textos já escritos há muito tempo atrás), volto ao tão intenso processo criativo (que é a própria temática explorada no texto) influenciado pelas experiências em outras linguagens artísticas. Indo agora além da escrita, parto para a direção, a fim de pesquisar e me confrontar com a dramaturgia, um corpo a corpo com todo o processo de montagem teatral. Mergulho enfim num jogo de provocações, em quatro meses de encontros de leitura e escrita, com diferentes olhares na montagem desse mosaico de palavras”, afirma Jô Bilac.
Ficha Técnica:

Texto: Jô Bilac
Direção: Jô Bilac e Sandro Pamponet

Elenco (em ordem alfabética) / Personagens

Alessandra Colasanti / Saubara O’donnor
Mabel Cezar / Marcia
Maria Maya / Roni
Ricardo Santos / Otávio
Vinícius Arneiro / Marcos

Direção de Movimento e Stand-in: Viétia Zangrandi
Cenário: Nello Marrese
Assistente de Cenografia: Natália Lana
Figurino: Gabriela Campos
Iluminação: Thiago Mantovani
Assistente de Iluminação: Fernanda Mantovani
Trilha Sonora: Jô Bilac
Preparação Corporal: Breno Guimarães
Preparação Vocal: Verônica Machado
Visagismo: Fabrizio Sá
Artes Gráficas: Marcelo Cravero
Fotos: Paula Kossatz
Direção de Palco: James Hanson
Assistência de Produção: James Hanson e Alessa Fernandes
Produção Executiva: Letícia Napole
Produção SP: Vini Rigoletto
Coordenação de Produção: Beto Bk

Realização: Maria Maya e Giba Ka


POPCORN
Teatro Nair Bello(200 lugares)
Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - 3° andar.
Telefone: 3472-2414.
Bilheteria: de terça a sexta, das 14h às 21h30; sábados das 14 às 21h e domingos, das 14 às 18h. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque.
Estacionamento R$ 7 até duas horas.

Vendas: www.ingresso.com e tel.: 4003-2330.

Sexta às 21h30 | Sábado às 21h | Domingo às 18h
Ingressos: R$ 40

Duração: 80 minutos.
Recomendação: 16 anos.

Temporada: até 18 de maio


Postado por Daiane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário