Túnel do Tempo - Capa Criativa Janeiro de 2005 - Efeito borboleta.

Maria Maya diz que sempre foi mulherão, mas foi na pele da sambista Regininha que ela saiu do casulo e se consagrou como uma das mais promissoras atrizes da nova geração

Texto:
Rosana Sperandéo
Fotos: Debby Gram


'' Maria é um nome muito forte, exige bastante atitude e personalidade''

Em cena da novela 'Senhora do Destino', a passista Regininha surge de biquíni, começa a sambar, e se forma uma roda à sua volta. Seu jeito sensual hipnotiza os homens - e também os telespectadores. A sambista do folhetim global conseguiu mostrar ao país um lado desconhecido de sua intérprete, a atriz Maria Maya: a menininha que antes só encarnava personagens comuns, até feias, virou um mulherão. Aos 23 anos, mais madura, mais bonita, Maria provou que não está na trama global apenas por ser filha de um nome prata da casa, o diretor Wolf Maya, mas porque se tornou ótima atriz.

Ela se espanta com o frisson que tem causado em sua versão 'gostosa'. Nem considera Regininha a personagem mais importante da carreira. 'É claro que me deu visibilidade e mostrou um lado sensual. Só que eu já era assim. Posso ter emagrecido um pouco, mas sempre fui bonita e chamei a atenção', diz, autoconfiante. A amiga e parceira de teatro Suzana Pires confirma: 'Morro de rir com esse negócio, parece que descobriram a pólvora. A Maria sempre foi sexy e assediada, é o jeito natural dela'. Expansiva, brincalhona e decidida, Maria garante que já estava habituada a ter muitos amigos e 'todos os homens que quis' - entre eles o ator Henri Castelli, atual namorado da top model Isabeli Fontana.

'Eu considero a Regininha um dos marcos na vida da Maria', afirma o pai, Wolf Maya. 'Acho que ela, como quase todas as mulheres, tem esse ciclo da borboleta, que se enclausura e de repente se refaz. Ela vive um momento assim, de desabrochar, e isto me encanta.' Essa doçura se transforma em rigidez quando Maya dirige a filha na atração do horário nobre. 'É porque a conheço bem e sei de tudo que ela é capaz.' A atriz gosta da experiência. 'É fascinante trabalhar com ele, porque o Wolf é um megadiretor, um gênio, e não é porque é meu pai, não', derrete-se. Cobranças, os dois garantem que não há. O que existe é uma rica troca artística que caminha em paralelo à relação familiar. 'Cada vez Maria me surpreende mais. Acho que é uma das maiores atrizes da geração dela', diz o pai.
Vôo precoce
Maria começou a voar cedo. Aos 16 anos, passou seis meses em Nova York estudando dança e, aos 18, saiu de casa para morar sozinha. Ela mantém controle total sobre a própria vida desde garota. 'Sempre fui precoce', orgulha-se. Sua estréia na TV foi na novela 'Cara e Coroa', de 1995. No ano seguinte, viveu a marcante adolescente Kelly Bolla de 'Salsa e Merengue' e, em 2003, encarnou Lili, de 'Chocolate com Pimenta'. Entre essas duas novelas, participou das minisséries 'Hilda Furacão', 'O Quinto dos Infernos' e 'A Muralha', na qual despertou a atenção do público com a índia Moatira. Só para fazer o teste e ganhar o papel, Maria raspou sobrancelhas, viveu um mês em uma aldeia indígena e estudou tupi-guarani. Passou a minissérie inteira praticamente nua e quase sem falar, em uma atuação bastante intensa.

A veia artística também foi herdada do lado materno. Maria é filha da atriz Cininha de Paula, neta da atriz Lupe Gigliotti, sobrinha-neta do humorista Chico Anysio e prima do ator Marcos Palmeira - e ainda de quebra afilhada da atriz Natália Thimberg. 'Mas ninguém me pressionou a seguir a carreira', adianta. 'Queria cursar administração de empresas, montar um teatro e ganhar dinheiro à custa da família', brinca. A decisão durou até pôr os pés em um palco profissionalmente pela primeira vez, aos 13 anos, na peça 'A Menina e o Vento', produzida por sua família. 'Me apaixonei e percebi na hora que não poderia fazer outra coisa na vida.' Maria viveu entre coxias e viu os pais passarem necessidade. 'Ela sempre teve uma visão muito clara, honesta e objetiva do sucesso. Acredito que não é só isso que ela procura', diz o pai.

Como Wolf Maya, Maria já andou atrás das câmeras. Quis ser assistente de Marlene Mattos, quando a então poderosa da Globo dirigia o programa 'Jovens Tardes'.Até se preparou fazendo oficina de direção com Paulo José, em 2002.Mas, como a equipe do programa já estava formada, Maria foi ser assistente de direção em 'Malhação' e 'Sítio do Picapau Amarelo'.

De folga, Maria gosta de ser DJ em festas de amigos. Ou de ficar em casa curtindo o marido, o ator Ernani Moraes, 25 anos mais velho, e os cães Artaud e Pina Bausch. O casal se conheceu nas gravações de 'Chocolate com Pimenta'. Tecnicamente, Ernani e sua 'Amadinha', apelido carinhoso que deu a Maria, moram em casas separadas. Na prática, estão sempre juntos. Embora chamem a relação de casamento, ela não esconde o desejo de um dia casar de fato na Igreja.
Capoeira e musculação
Com a forma física invejável, já pipocaram convites para posar nua. 'Não tenho nada contra, mas acho óbvio fazer isso agora, quando vivo uma personagem sexy. Em outro momento, quem sabe?' O sucesso nesse campo provoca ciúme no marido. 'Ele torce para que eu acorde com uma espinha no meio da cara ou para que engorde', debocha. A espinha até pode aparecer, mas vai ser difícil desandar o corpão conquistado com dieta, dois anos de capoeira e recentes seis meses de musculação. Ela emagreceu oito quilos com o 'regime das notas', indicado pelo endocrinologista carioca Guilherme Azevedo Ribeiro. O médico explica que a dieta não proíbe nenhum alimento: 'Há apenas limitação de quantidades. Assim, a pessoa aprende a comer o que gosta e não engorda quando pára o regime'.

Ao se preparar para entrar na piscina gelada para fazer as fotos desta capa, a atriz brinca e diz que é mais difícil se chamar Maria do que encarar a água superfria. 'É um nome muito forte, exige bastante atitude e personalidade.' Que, aliás, essa Maria tem de sobra.

Praticamente bela
Cabelo - Para viver Regininha, Maria Maya fez megahair no salão Hair Lenghts, de São Paulo. Tem que lavar os cabelos em três partes: primeiro aplica o xampu Tea Tree, da Paul Mitchell, nos fios naturais, que são finos e oleosos; depois outro xampu, o Energy, da Senscience, nos cabelos da Regininha, mais grossos e ressecados. O terceiro passo é a aplicação de condicionador da marca Citrè Shine nas pontas, para revitalizar os fios.

Rosto - Borrifa água mineral Evian gelada antes de maquiar. À noite, para tirar resíduos de maquiagem, lenços umedecidos da marca Comodynes.
Pele do corpo - 'Acho que a pele se acostuma aos produtos e eles deixam de fazer efeito. Por isso, não passo nada', garante a atriz. Até sabonete ela só usa nas partes íntimas - e o mais neutro possível.

Saúde - Ela faz tratamento ortomolecular e, por isso, toma 28 cápsulas de vitaminas e sais minerais por dia.














































''Claro que Regininha me deu visibilidade e mostrou um lado sensual.Só que eu já era assim. Sempre fui bonita e chamei a atenção''

Fonte: Criativa
Credito: Ellen (Torloni Star).



Postado por Daiane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário