Aos 17 anos Maria interpretou " Zora " no Hilda Furacão.

Período de exibição: 26/05/1998 - 23/07/1998




Video:


Introdução da Minisséries Hilda Furacão.

A Trama:
- Adaptação do romance homônimo do escritor mineiro Roberto Drummond, a minissérie Hilda Furacão conta a trajetória de Hilda Gualtieri Müller (Ana Paula Arósio), que, por opção, abandonou a vida na alta sociedade e se tornou uma das meretrizes mais famosas de Minas Gerais, no final da década de 1950 e início dos anos de 1960.

- A trama é narrada a partir do ponto de vista de Roberto Drummond (Danton Mello), um jovem idealista ligado à esquerda, que vai viver em Belo Horizonte com seus amigos de infância, passada em Santana dos Ferros. São eles: Malthus (Rodrigo Santoro), conhecido como “O Santo”, que vai para capital mineira a procura de um convento de dominicanos; e Aramel (Thiago Lacerda), um rapaz muito bonito que pretende aprender inglês, sonhando em um dia ser ator em Hollywood.

- Os três amigos passam juntos pela experiência de chegar a uma cidade grande, plenos de expectativas, vivenciando as descobertas proporcionadas pela vida na metrópole. Em época de plena efervescência política, Drummond conhece Hilda durante uma missa dançante do Minas Tênis Clube, onde ela ganha o concurso de Miss Verão, a garota do maiô dourado. Além da beleza, Hilda parece possuir algo diferente, que mobiliza o talento do rapaz para escrever. Drummond logo se torna repórter iniciante do jornal Folha de Minas, e responsável por traçar um perfil com a história surpreendente de Hilda.

- No dia da premiação do concurso, Hilda é pedida em namoro e acaba noivando, logo em seguida, com Juca (Pedro Brício). Incerta das decisões que a vida lhe levara a tomar, Hilda procura Madame Janete (Arlete Salles), uma vidente que lhe assegura que aquele com quem ela estava comprometida não era o homem da sua vida. Madame Janete também vê no passado de Hilda a morte de um homem apaixonado, o que a jovem confirma. Seu noivo Dalton havia se matado depois que ela se recusara a se casar. Hilda ainda ouve da vidente que seu verdadeiro amor só se cumprirá após muito sofrimento, e está relacionado à perda de um sapato seu. O homem que lhe devolvesse esse sapato seria seu grande amor.

- Revoltada com o que considerou uma farsa da vidente, Hilda se ocupa com os preparativos do casamento e o enxoval. No dia da cerimônia, entretanto, recusa-se a ir até a igreja e pede que seu noivo vá encontrá-la em sua casa. Ela diz que não quer se casar, e os dois brigam. Juca a acusa de ter como único objetivo iludir os homens e chega a propor que ela tenha amantes e os leve para a lua-de-mel, desde que isso o livre da vergonha pública de ser abandonado no dia de seu casamento. Mas Hilda não volta atrás.

- Depois de brigar com a mãe, Bertha (Eliane Giardini), que achava que a filha deveria casar-se a qualquer custo, mesmo sem amar o noivo, Hilda pega suas malas e sai de casa sem destino. Acaba parando em frente ao Maravilhoso Hotel, na zona boêmia e de prostituição de Belo Horizonte. Vestida de noiva, desperta a curiosidade de todos. Lá, é acolhida no quarto 304.

- Desafiando o pesado senso moral e de bons costumes da época, a jovem cansa-se da hipocrisia social do meio em que vive e muda radicalmente seu modo de encarar a vida, deixando de lado o pedestal de princesa sobre o qual se ostentava. Fazendo de seu vestido o véu de sua cama, Hilda se torna a mais disputada meretriz de Belo Horizonte.

- Para escândalo da conservadora sociedade mineira, Hilda se tornou mito entre os freqüentadores boêmios e a imprensa da época, que seguia cada passo seu. Ela passa a freqüentar o Montanhês Dancing Club, com apresentação de orquestra e shows com mulheres fazendo striptease, e vira sensação entre os homens do local, que enfrentavam longas filas de espera até o triunfal encontro com a ex-menina da alta sociedade. No Montanhês, faz grandes amigos como o travesti Cintura Fina (Matheus Nachtergaele) e a estivadora Maria Tomba-Homem (Rosi Campos), que viviam nas cercanias do clube.

- Pouco depois, a profecia começa a se cumprir. Após um acidente, Hilda perde um sapato, que é encontrado pelo agora frei Malthus. Após saber quem o encontrara, ela passa a assediá-lo. Para escapar à atração que sente pela moça, o frei se inflinge punições físicas e consome grandes quantidades da geléia de jabuticaba feita pela sua mãe.


- Aos poucos, Malthus entende que está apaixonado por Hilda e vê seus planos de se tornar santo irem embora. Planos que, na verdade, eram de sua mãe, Dona Neném (Zezé Polessa), que o criara para ser dedicado ao Senhor. Após muito fugir da tentação, Malthus recebe um ultimato de Hilda, que diz estar indo para o Rio de Janeiro e ter comprado duas passagens, marcando a hora da partida de ambos. Incerto de seu futuro, o frei convence-se de que o maior sacrifício Cristo já havia feito em seu lugar e, assim, vê-se livre para viver seu grande amor. Ele liga para Hilda e confirma que partiria junto da amada no horário marcado. Hilda deixa a vida no hotel e se despede de todos os amigos oferecendo-lhes presentes.


- No dia combinado, a caminho da estação, Malthus é preso por subversão. Sem saber do ocorrido, Hilda segue viagem para o Rio, sentindo-se abandonada. O desencontro do casal se dá pelos tumultos do dia 1º de abril de 1964 e os inúmeros protestos em função da recém instalada ditadura militar no país.


- Quatro anos depois, os dois se reencontram numa passeata no Rio de Janeiro. Mathus havia se tornado integrante da igreja progressista e lutava por ideais de justiça social. Após ver um sapato no chão e deixar cair sobre ele seu terço, Malthus pega o calçado e procura em volta, encontrando Hilda. Voltam às lembranças, e ambos se beijam apaixonadamente.


- Drummond acaba se casando com Bela B. (Carolina Kasting), por quem era profundamente apaixonado, e Aramel finalmente consegue fazer um filme, onde aparece atuando como motorista, abrindo a porta de um automóvel para Marilyn Monroe.

Produção:
- A fictícia cidade de Santana dos Ferros teve como locação a histórica Tiradentes (MG), que foi em grande parte caracterizada como um centro urbano da década de 1960. Para isso, ruas foram fechadas, as fachadas de algumas casas coloniais sofreram alterações, e lampiões foram trocados. No Projac, além dos cenários de estúdio, também foram criadas locações importantes para a minissérie, como o Maravilhoso Hotel (com três andares, 15m de altura, e mais de dez ambientes de interior reproduzidos em estúdio), o Montanhês Dancing Clube e mais oito prédios que circundavam a praça.

- Na produção de arte e nos figurinos procurou-se caracterizar a protagonista em duas fases diferentes. Quando jovem da sociedade mineira, usando saias rodadas, godês junto a penteados bolo de noiva e, em seguida, fazendo um tipo mais hollywoodiano, quando passa a morar no quatro 304 do Maravilhoso Hotel.

- Os maiores eventos da série foram gravados na Câmara Municipal de Niterói durante cinco madrugadas. Já a escolha da Miss Verão 59 foi gravada no Hotel Glória, que reproduzia um salão do Minas Tênis Clube. A finalização do roteiro de produção aconteceu em Belo Horizonte, onde foram feitos planos grandes de gravação para recriar o Golpe de 1964. As gravações na Praça da Liberdade reuniram mais de 600 figurantes, num total de cerca de mil pessoas por dia, incluindo a participação da cavalaria e da polícia militar. Durante os seis dias de gravação foram servidas mais de quatro mil refeições e distribuídos 90 mil copos de água mineral.

- Para as gravações, os estúdios da Herbert Richers, que estavam desativados, foram restaurados pela direção.

Curiosidades:
- O romance do mineiro Roberto Drummond foi escrito em 1991, em 64 dias, misturando personagens reais e fictícios, onde o próprio autor é incluído na história com um personagem homônimo.

- A minissérie foi respaldada por atuações memoráveis. Foi a estréia da atriz Ana Paula Arósio na TV Globo, depois do sucesso na carreira de modelo e de alguns trabalhos em novelas de outra emissora. Como Hilda Furacão, a atriz conquistou grande sucesso de público e crítica. Sua escalação para o papel da protagonista se deu quando a equipe de filmagem já estava gravando há dois meses no estado de Minas.

- Merece destaque também a atuação dos atores Matheus Nachtergaele e Rosi Campos, como Cintura Fina e Maria Tomba-Homem, respectivamente. O ator Rodrigo Santoro foi igualmente elogiado pelo público e pela crítica.

- Hilda Furacão foi alvo de crítica de alguns setores políticos. Houve, inclusive, uma tentativa judicial fracassada para impedir a exibição da minissérie, pedida pela seção regional do Partido Social Democrático (PSD) do Rio de Janeiro, que alegou que as imagens do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o antigo Partidão, feriam a legislação eleitoral, já que o eleitor poderia confundir o partido do romance com aquele que participava das eleições presidenciais de 1998. Apesar disso, a exibição da minissérie transcorreu sem problemas.

- Para retratar toda turbulência política da década de 1960 com o máximo de fidedignidade, a autora Gloria Perez contou com a ajuda de militantes do período, como o ator Mário Lago, militante do antigo PCB, e Apolônio de Carvalho, ex-dirigente do Partido.

- A minissérie foi vendida para países como Angola, Argentina, Cabo Verde, Chile, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia e Venezuela. Em 2002, foi lançada em DVD.

Trilha sonora:
- A trilha sonora contou com canções como Resposta ao Tempo, de Aldir Blanc e Cristovão Bastos, cantada por Nana Caymmi; Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Túnel do Amor, numa versão de Fred Jorge cantada por Celly Campello; e, ainda, Boneca Cobiçada, de Bia e Bolinha, cantada por Palmeira & Bia.
Autoria: Glória Perez

Direção: Wolf Maya, Maurício Farias e Luciano Sabino
Direção geral: Wolf Maya
Direção de núcleo: Wolf Maya
Horário: 22h30
Número de capítulos: 32

Postado por Daiane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário